filosofar
A Filosofia não é apenas um complicado emaranhado de sistemas, mas é um estilo de vida fora de estilos de vida comum. Não falo para ninguém seguir as palavras de Friedrich Nietzsche, Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Immanuel Kant, Jean-Jacques Rousseau ou Arthur Schopenhauer; seguir as palavras de outros é ser um rôbo que pensa apenas através de máximas ditadas por um mestre. Até penso que vê-los como superiores é erro, já que a potencialidade filosófica está no interior de todo ser humano.
Talvez muitos que leiam esta mensagem tenham uma idéia errônea acerca da Filosofia e do filosofar fruto do que se acredita o que seja a Filosofia e o filosofar. Já que ser admirador da Filosofia e do filosofar não é seguir as palavras de outros simplesmente, digamos que ter em si mesmo as próprias palavras como guias é poderosamente mais eficiente do que guiar-se por palavras exteriores. É muito singular aquele que procura em si as respostas e encontra apenas mais dúvidas, mais tristezas e mais angústias diante da impossibilidade de chegar-se a respostas definitivas, seguras, verdadeiras, infalíveis.
Filosofando teoricamente chega-se ao filosofando praticamente, ou seja, pondo na vida diária as reflexões acerca dos problemas da realidade tudo pode tornar-se muito melhor, menos doloroso, menos sufocante, menos definidor apenas de desencontros. A Filosofia possui muitas filosofias e todos podem possuir uma filosofia, pois a maravilha da realidade é ter pensamento próprio, idéias próprias, infinitos caminhos próprios gerados por um pensamento próprio. Mais do que uma tarefa que