o que é filosofar
Há quem diga que filosofar é simplesmente o ato de pensar, entretanto os pensamentos filosóficos são pensamentos racionais, que abordam questões a respeito a própria existência e realidade. Hegel um dos grandes pensadores modernos o dizia de maneira melhor: “cada filosofia é o próprio tempo em pensamento, e cada filósofo é portanto alguém que pensa o próprio tempo a partir da sociedade em que se vive” (HENGEL, 2012). Nesse contexto é possível analisar que filosofar não é criar outra realidade ou mesmo tentar fugir da realidade em que se vive, e sim interpretar as coisas, possibilitando o entendimento sobre questões que são de extrema importância na vida, mas que dificilmente são questionadas.
Embora muitos acreditem que filosofar não tenha importância alguma, devemos reconhecer que a partir do momento que nos propomos a pensar sobre questões da nossa existência tudo se torna mais claro, e acabamos nos descobrindo e ficando mais alerta com relação as mudanças constantes na nossa vida.
Não podemos simplesmente existir e nunca termos nos questionado sobre coisas que fazem parte da nossa realidade, como por exemplo: se somos realmente felizes, pois as descobertas nos levam a tomar atitudes que podem melhorar a nossa vida e consequentemente o nosso convívio com as pessoas.
Portanto filosofar é um movimento de volta sobre si mesmo, é pensar o próprio pensamento e tomar o próprio eu como objeto de compreensão no intuito de entender melhor o a si mesmo.
A filosofia não se satisfaz com explicações superficiais, ela procura descobrir o porque das coisas. É um pensamento que nos impede de sermos meros espectadores da nossa própria realidade e nos possibilita sermos autores da nossa própria história.
Pra isso é necessário ter um pensamento crítico com relação a coisas do nosso cotidiano, e analisar situações que parecem evidentes, como por exemplo se questionar sobre o que é a vida, o que é o amor entre