Filosofando com adolescentes.
Filosofando com adolescentes >>> O homem peca por falta de conhecimento. Se tivesse conhecimento das coisas, não pecaria. Conhecimento é virtude. Sócrates
JUSTIFICATIVA:
Apresentar aos adolescentes a função da filosofia no nosso cotidiano a partir da atitude do questionar, do indagar. O ato de filosofar como diz Cortella, 2009 é o propulsor do conhecimento; por ser ele o instrumento de organização da procura de respostas às necessidades humanas, encontra seu lugar no desconhecimento.
OBJETIVO GERAL: Promover momentos de estudos, discussões em sala de aula que visem tratar da filosofia como algo importante no processo educacional que ultrapassa os limites da própria aula de filosofia no cotidiano escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Difundir conceitos e questionamentos filosóficos em novos ambientes e com outros personagens, capazes de propor mudanças significativas em seus convívios.
• Utilizar uma linguagem visual, cinematográfica para atender o público alvo que seja capaz de prender a sua atenção e promover discussões que sejam entendidas por todos os participantes.
• Despertar para uma mudança de atitude entre os alunos articuladores desse projeto e o público com quem irão compartilhar dessas ideias.
• Selecionar de forma atenciosa e objetiva o material (filmes, séries e minisséries), de acordo com as temáticas em estudos, visando atender a necessidade dos executores da proposta e o público alvo. METODOLOGIA:
A arqué metodológica dessa proposta é a pesquisa, estudo e a discussão filosófica em sala de aula. As atividades práticas serão pensadas e articuladas a partir da linguagem do cinema na sala de aula. As teorias e conceitos estudados e discutidos entre os discentes fazedores desse projeto convergirão com filmes e/ou recortes de séries ou minisséries, respeitando a faixa etária desse público.
A culminância