Gravidez na Adolescência
Problema: Por que as adolescentes engravidam cada vez mais cedo?
Hipóteses:
As meninas engravidam pela falta de informação e cuidados.
As adolescentes de classe social baixa engravidam mais facilmente.
Engravidam também pela falta de diálogo em casa.
Justificativa:
Optou-se por realizar este trabalho para mostrar como as adolescentes se cuidavam há 20 anos e como se cuidam hoje. Também porque tenho várias conhecidas grávidas; parece que isso virou algum tipo de moda. É um assunto muito sério e pouco entendido.
Objetivo Geral:
Mostrar que a gravidez na adolescência é um caso muito fácil de lidar, mas as meninas não estão tendo informações suficientes e com isso engravidam cada vez mais cedo.
Objetivos Específicos:
Mostrar os riscos da gravidez precoce para a mãe e para o bebê.
Dialogar sobre o assunto com os pais.
Fazer as adolescentes terem consciência de que ter um filho não é brincadeira.
Gravidez na adolescência: ontem e hoje
Há muitos anos as mulheres começavam sua vida reprodutora precocemente e com isso muitas delas acabavam morrendo por consequências da gravidez e do parto. O mesmo acontecia na Idade Média quando as meninas que acabam de sair da infância, ao primeiro sinal da puberdade eram obrigadas a casar com homens cuja idade era 30 anos. Antigamente eram os pais que escolhiam os maridos para as filhas, e elas tinham como obrigação gerar filhos para seus maridos e só deixavam de cumprir quando havia alguma complicação de saúde.
Naquela época a adolescência não existia socialmente com isso logo as garotas se tornavam prontas para ter filhos. A partir daí elas deixavam de serem crianças e passavam a ser consideradas prontas para cuidar da casa, do marido e dos filhos.
No final da Segunda Guerra Mundial aconteceram muitas mudanças, os jovens começaram a se unir cada vez mais, com isso pensavam que a atividade sexual era um ato de liberdade. Em 1950 quando a pílula