filmes radiograficos
RESUMO: Os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 15 linhas ou 250 palavras, digitado em um único parágrafo. A fonte é Arial, tamanho 12, entrelinhas 1,0). Deve ser precedido de no mínimo 3 e no máximo 6 palavras-chave, separadas por vírgulas.
Palavras-chave: Filme radiográfico, químicos, radiologia convencional.
INTRODUÇÃO
A maioria das pessoas, em alguma ocasião, precisa se submeter a um exame de diagnóstico por imagem. Sabe-se atualmente que a radiografia convencional é o exame mais acessível e de excelente aceitação pelos médicos para fins de diagnóstico. No entanto, essa modalidade de exame gera um resíduo tóxico que precisa ser descartado adequadamente.
Depois de realizada a aquisição da imagem do exame de raios X do paciente, o filme radiográfico é revelado (ou processado), conforme as fases desse processo, onde a imagem latente transforma-se em imagem visível, através de substâncias químicas específicas para este processo.
As etapas do processamento do filme radiográfico envolvem:
1. Revelação
É a etapa na qual se estabelece a diferença entre as áreas do filme que foram expostas à radiação e as quais não foram (solventes, reveladores, aceleradores, ativadores, preservativos, retardadores são agentes usados para que se realize o processo de revelação do filme);
Solvente: é a água que dissolve e ioniza as substâncias químicas do revelador;
Agentes reveladores: é um composto químico, capaz de converter os grãos expostos de haleto de prata em prata metálica;
Aceleradores: os aceleradores (por exemplo, carbonato de potássio ou sódio) são usados com ativadores;
Preservativos: retardam a oxidação, mantêm a proporção de revelação e ajudam a evitar manchas nas camadas de emulsão do filme;
Retardadores: os íons que são usados como retardadores protegem os grãos não expostos contra a ação do