Filmes radiográficos
Esse projeto abordará sobre a composição dos filmes Radiográficos e Écrans, as etapas do processo de revelação, composição química do revelador e do fixador e suas funções.
Composição de filmes Radiográficos e Écrans
Filmes Radiográficos
O filme radiográfico é um conversor de imagem. Converte luz em diversos tons de cinza. A quantidade de exposição necessária para produzir uma imagem depende da sensibilidade ou velocidade do filme.
A estrutura básica de um filme é composta de base, emulsão e camada protetora.
Geralmente a base é feita de material plástico transparente, poliéster ou acetato de celulose e serve para dar suporte à emulsão. A parte principal do filme é a emulsão que consiste de uma mistura homogênea de gelatina e sais que são os brometos de prata.
Écrans
Também conhecido como telas intensificadoras, são constituídas por 3 importantes camadas que são a base, camada fluorescente e camada final.
Como dito anteriormente geralmente à base é feita de plástico e serve de suporte, a camada fluorescente que consiste de oxisulfitos de terras raras e a camada final que tem como função proteger o material fluorescente.
O material fluorescente tem a propriedade de emitir luz quando irradiado por um feixe de raios-x. Esta é a luz que vai impressionar o filme radiográfico.
A tela é um conversor de energia. O uso da tela possibilita uma substancial redução do tempo de exposição o que acarreta uma diminuição da dose transmitida ao paciente.
Etapas do Processo de Revelação
A revelação do filme radiográfico é basicamente uma reação química. Como toda reação química ela é regida por três características físicas: tempo, temperatura e concentração. As etapas básicas na obtenção da imagem são: Formação da imagem latente, Revelação e Fixação da imagem.
Para se revelar um filme radiográfico são necessários os seguintes passos;
Revelação É o inicio do ataque químico aos haletos de prata da emulsão onde a imagem latente é