Filmes radiograficos
Os filmes radiográficos são constituídos por 4 camadas:
Camada de revestimento é constituída de um material que oferece proteção física contra rachaduras durante o manuseio e o processamento.
Base ou suporte a base ou suporte do filme é feita de um material poliéster transparente, que tem entre 150 a 200 um (micras) de espessura e fornece o grau adequado de força, rigidez, boa estabilidade dimensional e absorve puoca água.
Camada adesiva é uma substância de pouca espessura aplicada sobre a base do filme, possibilitando uma perfeita união entre ela e a emulsão.
Emulsão é uma gelatina composta de inúmeros microcristais de brometo de prata ou grãos fotográficos diminutos de haleto de prata (composto de prata e bromo, cloro ou iodo) suspensos na substancia. Os microcristais possuem um formato quase plano e triangular e se mantêm unidos em uma estrutura cúbica, por um efeito de atração elétrica.
Essa camada possui substâncias sensíveis à luz com comprimento de ondas grandes, em gelatina dispersa, o principal componente químico presente nessa camada é o sal de brometo de prata. Nessa camada é que se origina a imagem radiográfica conhecida como ponto sensível ou agrupamento de átomos de prata sensibilizados pela luz emitida do écran.
Gelatina
Recobre em geral os dois lados da base dos filmes de uso geral na radiologia e apresenta-se em camadas de aproximadamente 5 a 10 um (micras) de espessura. Esse duplo revestimento diminui a exposição radiológica, reduzindo a radiação recebida pelo cliente.
A gelatina desempenha muitas funções importantes, além de agir como um veículo para manter o composto de prata na forma de microcristais de haleto de prata uniformemente distribuídos.
Existem muitos tipos de filmes radiográficos, pois cada vez mais novos produtos estão no mercado em função das recomendações da ICRP (Comissão Internacional de Proteção Contra Radiação), a tendência é de se buscar técnicas modernas visando diminuir ao máximo a