classificação dos filmes radiograficos
NÃO CROMATIZADO - Possui sensibilidade espectral limitada na faixa do ultravioleta ao azul, sendo a sensibilidade máxima no azul.
CROMATIZADO - Possui sensibilidade espectral na faixa do verde-amarelo (ortocromático) ao infravermelho (Pancromático)
Filmes pancromáticos = Sua sensibilidade abrange todo o espectro de luz.
Filmes ortocromático = São sensíveis ao verde. DENSIDADE ÓPTICA - Corresponde ao grau de enegrecimento do filme radiográfico e possui uma relação com a taxa de transmissão da luz no filme (T). Pode ser calculada por meio das fórmulas a seguir: T = I/I0 Do = log10 I0/I ou Do = log 1/T Onde: Do = Densidade óptica
Log10 = logaritmo base 10
T = Taxa de transmissão da luz
I = Intensidade da luz transmitida
I0 = Intensidade da luz que incide no filme CONTRASTE - É a diferença de densidade óptica(máxima e mínima) encontrada no filme. O fator primário do contraste é o KVp. Em filmes radiográficos de duas camadas de emulsão fotográfica, a taxa de transmissão da luz (T) corresponderá ao produto da taxa de transmissão de cada camada (T = T1 X T2), e a densidade óptica (Do) será a soma das densidades óptica de cada camada (Do = Do1 + Do2 ).
Uma radiografia bem feita deve apresentar densidades ópticas entre 0,4 e 2,0. OBS: Um filme radiográfico de grande contraste possui uma latitude reduzida, enquanto aquela de baixo contraste possui uma latitude estendida. VÉU DA BASE DO FILME RADIOGRÁFICO - Um filme radiográfico não exposto (virgem) e processado (revelado) possui uma densidade óptica ligeiramente superior a zero, que corresponde ao véu de base do filme. Esse véu de base ocorre em função do tipo de emulsão, da base e das condições do processamento do filme radiográfico.