Raio x
O ensaio radiográfico industrial é um modo de operação realizado nas indústrias com o objetivo de procurar descontinuidades em materiais trabalhado, com o intuito de buscar a perfeição do material ou peça que vem sendo trabalhado, existe também o ensaio radiográfico computadorizado, que tem os mesmo objetivo, de procurar imperfeições nos materiais ou peças, mais com maior rapidez e perfeição.
ENSAIO RADIOGRÁFICO INDUSTRIAL
O ensaio radiográfico baseia-se na absorção diferenciada da radiação pela matéria. Consiste basicamente em fazer passar um feixe de radiação X, através do objeto em estudo. Dependendo das características do objeto, como a sua geometria e o tipo de descontinuidade, o feixe de radiação sofrerá uma maior ou menor absorção.
2.1 REALIZAÇÕES DO ENSAIO
Para a realização deste ensaio necessita-se de uma fonte de radiação, que pode ser natural ou artificial, de um objeto (peça) e um meio de registro, no caso o filme radiográfico.
Como num filme fotográfico que é sensibilizado pela luz, o filme radiográfico será sensibilizado não somente pela luz, mas também pela radiação.
Este processo consiste em proteger o filme contra raios de luz e permitir que incida sobre ele apenas a radiação durante a exposição.
2.3 UTILIZAÇÕES DO ENSAIO
• Quando a descontinuidade causar uma diferença detectável na espessura, na densidade ou na composição do material;
• Quando o material for consideravelmente homogêneo, onde uma indicação de descontinuidade pode ser reconhecida;
• Quando a configuração da peça a ser radiografado permitir o acesso aos dois lados. Um lado para posicionar o filme e o outro a fonte;
• Quando a descontinuidade a ser detectada estiver devidamente orientada em relação ao feixe de radiação
RAIOS-X E GAMA
Os raios-X e a radiação gama podem ser caracterizados por sua frequência, comprimento de onda e velocidade. Devido ao seu pequeno comprimento de