Trabalho sobre a teníase
O que é a Teníase
A teníase é uma infecção intestinal causada pela fase adulta da Taenia solium e da Taenia saginata, também conhecido como “solitária”. São seres extremamente competitivos pelo seu habitat, não precisando nem de parceiro para a cópula já que são hermafroditas e fazem auto fecundação. Esses indivíduos não possuem sistema digestório, uma vez que absorvem nutrientes digeridos pelo hospedeiro.
A Taenia solium, que parasita suínos e a Taenia saginata, parasita dos bovinos.
No ciclo da teníase, o humano é o hospedeiro definitivo e suínos e bovinos são considerados hospedeiros intermediários
No hospedeiro definitivo, o animal adulto fica fixado às paredes intestinais e se autofecunda. Cada proglótide fecundada (anéis) sendo eliminada pelas fezes, elimina ovos no ambiente. Esses podem contaminar a água e alimentos, gerando grande possibilidade de serem ingeridos por um dos hospedeiros.
Ocorrendo a ingestão pelos hospedeiros intermediários, estes têm a parede do intestino perfurada pelo embrião contido no ovo, que se aloja no tecido muscular. Este, alojado, confere à região um aspecto parecido com canjica – e é por esse motivo que algumas pessoas chamam esta doença pelo nome de “canjiquinha”.
Ao se alimentar da carne crua ou mal passada do animal contaminado, o homem completa o ciclo da doença. O animal se desenvolve até o estágio adulto no intestino humano.
Muitas vezes esta doença é assintomática, mas quando apresenta sinais clínicos, na maioria das vezes estão relacionados a problemas gastrointestinais. * dor abdominal * Anorexia * Diarréia * Enjôo * Irritação * fadiga
O tratamento da teníase é feito com o uso de drogas antiparasitárias, como * Mebendazol * Nitazoxanida * praziquantel
Uma das formas de controle desta doença é através do trabalho educativo da população, promovendo a melhoria da higiene e também, em relação à saúde animal dos bovinos e suínos, controlando sua alimentação e