Ten Ase 2 1
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 REFERÊNCIAL TEORICO/ DESENVOLVIMENTO 5
3.1 DEFINIÇÃO.............................................................................................................5
3.2 ETIOLOGIA 6
3.3 PERÍODO DE ENCUBAÇÃO ................................................................................6
3.3.1 NEUROCISTECERCOSE ..................................................................................6
3.4 TRANSMIÇÃO ..7
3.4.1 CICLO EVOLUTIVO 7
3.5 DIAGNOSTICO 8
3.5.1 SINAIS E SINTOMAS 9
3.6 TRTAMENTO 9
3.7 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA 10
3.8 PREVENÇÃO 10
4 CONCLUSÃO 12
5 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Tênia ou solitária é o nome comum dado aos vermes platelmintos das ordens Pseudophilidae e Ciclophylidae, que pertencem à classe Cestoda, que inclui vermes parasitas de diversos animais vertebrados, inclusive do homem. A Taenia solium e a Taenia saginata são as mais conhecidas por parasitarem o intestino delgado do homem. Os seus hospedeiros intermediários são o porco, (Taenia solium) e o boi (Taenia saginata).
O ciclo da tênia implica dois hospedeiros, um definitivo e um intermediário, e uma fase de vida livre. O único hospedeiro definitivo de ambas as tênias (fase adulta do parasito) é o homem, cujo parasita se alojam intestino delgado.
Fato é que o homem é o único hospedeiro definitivo da forma adulta da Taenia solium, adquirindo na ingestão de ovos a cisticercose, e raramente a ingestão de ovos da Taenia saginata pode causar a Doença. Portanto, evitar o consumo da carne contaminada por cisticercos dos hospedeiros intermediários, bovinos e suínos, evita a contaminação do homem pelas larvas e contaminação do ambiente pelos ovos da Tênia, responsáveis por causar a cisticercose no homem, quando ingeridos acidentalmente (ALMEIDA, 2009).
Segundo Takayanagui (2001) estima-se que 50 milhões de indivíduos estejam infectados pelo