Trabalho atps
Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos que se adéquem as características de cada pessoa; (Exigência Técnica) .
Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, pois trabalhador doente não gera lucro, e sim, prejuízo; (Exigência Econômica) .
Prevenção de acidentes e doenças profissionais, e sendo mais relacionadas a informática, doenças musculoesqueléticos; (Exigência Social) .
Redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador.
Todas estas, características, têm a função de proporcionar um aumento de produtividade, procurando não ultrapassar as capacidades do ser humano
2. QUE ASPECTOS CARACTERIZAM OS ESTUDOS PERCURSORES DA
ERGONOMIA ATÉ A II GUERRA?
A ergonomia surge após a segunda guerra mundial, tendo em vista as falhas ocorridas na interface entre o homem e a maquina. A ergonomia nasce com o objetivo pratico de segurança, satisfação e bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos.
Vem evoluindo ao passar dos anos com novas regras e com muita tecnologia
3-Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?
No inicio o estudo se baseava sobre a máquina a qual o trabalhador tinha que se adaptar. E o operador era selecionado de acordo com os requisitos da máquina.
Com o decorrer dos anos e por análise de problemas e de erros humanos o estudo passou a concentrar-se no homem, procurando uma modificação nas máquinas levando em consideração os limites do trabalhador. Adaptando assim a máquina ao ser humano nascendo assim um moderno conceito de ergonomia. Oferecendo ao trabalhador ajustes que tornam o trabalho confortável e produtivo.
4 No que consiste a abordagem macro ergonômica?
Consiste na adequação organizacional voltada à concepção e gerenciamento das novas tecnologias. Sua aplicação evidencia interações no contexto social e organizacional para a