Documentação radiografica
O filme radiográfico
Composição de um filme radiográfico:É composto por uma ou duas camadas de emulsão fotográfica unidas a uma base.
Base do filme:É de poliéster, de cor azulada, homogeneamente transparente, flexível, com espessura uniforme de aproximadamente 180u.
Emulsão fotográfica: Possui de 5 a 10 u de espessura, e é composta por uma mistura de gelatina fotográfica com uma suspensão de cristais de haleto de prata.
A gelatina fotográfica tem como função distribuir uniformemente e fixar os micros cristais de haleto de prata na base, permitindo, pela sua penetração a atuação dos agentes químicos do processo de revelação.
Camada protetora: Consiste em uma camada de gelatina transparente muito fina, aderida à superfície da emulsão fotográfica, cuja função é proteger a emulsão fotográfica.
O filme radiográfico pode classificado, em função da sua sensibilidade ao aspecto de luz, em não cromatizado ou cromatizado.
Não cromatizado: Possui sensibilidade espectral limitada na faixa do ultravioleta ao azul, sendo a sensibilidade máxima no azul.
Cromatizado: Possui sensibilidade espectral na faixa do verde- amarelo (ortocromático) ao infravermelho (pancromático)
Densidade óptica (Do) do filme radiográfico: Corresponde ao grau de enegrecimento do filme radiográfico.
Véu e base do filme radiográfico: Um filme radiográfico não exposto (virgem) e processado (velado) possui uma densidade óptica ligeiramente superior a zero, que corresponde ao véu da base.
Cuidados com o filme radiográfico: As caixas devem ser armazenadas na vertical, em um local “impermeável” (blindado) à radiação. A umidade relativa do ar do local deve estar entre 30 a 50%. A temperatura não deve sofrer variações bruscas e deve estar entre 10 e 21 °C. As caixas não devem ter contato com nenhum tipo de líquido (água ou substâncias químicas).
Écrans (telas intensificadoras): Foram desenvolvidos a partir da propriedade dos raios x de fazer