Filme radiografico
Ilustração da época, com reconstituição da primeira radiografia da mão. Notar a bobina elétrica, o tubo de Crookes e a placa fotográfica. Ao lado: o que se acredita ser a primeira radiografia da história, tirada por Röntgen em novembro de 1895, da mão de sua esposa.
Porém, no início da utilização da radiologia como meio de diagnóstico médico, o filme foi pouco utilizado, pois não era eficiente na captura da imagem radiográfica. Na realidade, o que mais se praticou durante os primeiros anos da radiologia médica foi a fluoroscopia — visualização instantânea da anatomia humana.
Em 1896, no entanto, as placas fotográficas secas que eram fabricadas não conseguiam absorver o feixe de raios X. Assim, qualquer imagem só era obtida a partir de uma hora de exposição à radiação
Primeiro aparelho de rx no Brasil,( formiga,MG) Irmã Dulce (1914-1992) como operadora de raios X no Hospital Espanhol em Salvador na década de 40. Naquela época a Radioproteção ainda não era prioridade.
A primeira placa, ou ―chapa‖, feita especialmente para o propósito radiográfico foi provavelmente produzida por CarI Schleussner, um fabricante alemão de placas fotográficas, Estas placas foram feitas a pedido do próprio Roentgen, que solicitou uma quantidade maior de emulsão de brometo de prata. Estas placas logo se tornaram populares tanto nos Estados Unidos quanto na Europa pela sua grande densidade fotográfica A primeira placa feita na América para uso radiográfico foi fabricada pela cooperação de dois pesquisadores: John Carbutt e Arthur Goodspeed, em fevereiro de 1896. O produto era conhecido como ―a placa de raios X de