Filme Munique, perguntas
Acadêmica: Emmeline Maria Mett
1- Qual a trama do filme?
R: A trama do filme seria um ataque terrorista sem precedentes, onde começam uma guerra sem fim, onde toda a historia começa em Munique na Alemanha em 1972. Onde o governo Israelense se sentido afetado, seleciona um homem cujo seu amor a pátria é maior que sua própria família, para liderar um grupo e dar fim a todos Palestinos que tiveram algo com o atentado.
2- Qual a relação entre o atentado e os jogos olímpicos em si?
R: A relação foi que, os jogos de Munique seriam para ser lembrado como o “maior”, e os terroristas marcaram o atentado nas olímpiadas para também ter como objetivo ser o maior, e pelo que percebi assistindo ao filme os dois tinha como objetivo a mídia, para que o mundo inteiro olhasse para eles e recebessem o recado que queriam com aquilo, a libertação dos reféns palestinos.
3- Qual a reação do COI frente à tragédia?
R: Para não repercutir tanto a tragédia, deram continuidade aos jogos olímpicos, mas para homenagear os mortos, fizeram uma cerimonia no estádio de Munique. Após dois anos a copa do mundo foi realizada na Alemanha.
4- Qual princípio dos jogos olímpicos é quebrado em Munique em 1972?
R: Foram quebrados os princípios da paz, a amizade e do bom relacionamento entre os países, pois os jogos servem para simbolizar coisas boas.
5- Suas impressões sobre o filme.
R: No filme Munique, podemos ver pessimismo que o autor quis passar, diante dos conflitos entre palestinos e israelenses, que a historia não teve um começo claro de onde começou, mas que depois do massacre só piorou, e se tornou uma guerra sem fim. Os israelenses formaram um grupo onde seu líder abandona a família por amor e honra ao seu país e forma um grupo terrorista para punir os palestinos, mas acabam sendo “enganados”, pois não sabem a verdadeira historia de cada vitima, apenas acreditam que estão fazendo a coisa certa, o que o “poder maior” está ordenando. Mas com