John Towner Williams
Depois do serviço militar obrigatório, Williams se mudou para cidade de Nova York em 1955 e passou a estudar piano como Rosina Lhévinne na famosa Escola Julliard. Durante este tempo trabalhou como pianista de jazz nos clubs e estúdios de Nova York. Ele também tocou para o compositor Henry Mancini, e atuou como arranjador e maestro de uma popular série de álbuns de música com o cantor Frankie Laine.
Em 1956 se casou com a atriz Barbara Ruick com quem permaneceu até a morte em 3 de março de 1974. Eles tiveram três filhos: Jenifer, Mark e Joseph. Ele se casou pela segunda vez no dia 21 de julho de 1980 com a sua atual esposa, Samantha Winslow Williams.
Carreira
Com a convivência e aprendizado com esses grandes mestres da música, John Williams começou a compor músicas para as séries de televisão na década de 50, mas as criações dessa época não receberam créditos, como em “Today” (1952), “Playhouse 90” (1956), “Tales of Wells Fargo” (1957) e “Mad Squad” de 1957 entre outros no decorrer dos anos.
Mas foi em 1958 sua composição como tema principal de um filme aconteceu em "Daddy-O", aonde o seu nome também não chegou a ser creditado. Somente dois anos mais tarde no filme "Because They´re Young" (1960) seu nome apareceu pela primeira