Filme Hotel Ruanda
Diretor - Terry George
Roteiro - Terry George Keir Pearson
Elenco - Don Cheadle como Paul Rusesabagina Sophie Okonedo como Tatiana Rusesabagina Nick Nolte como Coronel Oliver Fana Mokoena como General Augustin Bizimungu Jean Reno como Sr. Tillens Hakeem Kae-Kazim como Georges Rutaganda
Género - Drama
Lançamento – 4 de Fevereiro de 2005 nos Estados Unidos
Duração – 121 min.
O filme Hotel Rwanda retrata o início duma guerra civil entre Hutus e Tutsis. O assassinato do presidente Hutu fez com que a guerra rebentasse, intensificando a instabilidade política.
Paul Rusesabagina, gerente do Hotel Rwanda, era um Hutu casado com uma Tutsi. Por essa razão tinha a necessidade de esconder a entidade da sua mulher e filhos para os proteger.
O exército dos Hutu não olhava a meios na escolha de quem exterminava, bastava que a resposta fosse Tutsi ou que os conhecessem pelas marchas de campanhas eleitorais. Muitas das casas também já estavam marcadas, o que facilitava o extermínio.
Paul e a sua família começaram a sentir a tensão e a assistir a cenas de terror, onde os seus vizinhos eram brutalmente assassinados. Começaram a refugiar alguns Tutsis na sua própria casa.
A dada altura decidiram refugiar-se no hotel e levaram alguns vizinhos e crianças com eles. Paul tinha fortes influências políticas porque, mesmo antes da guerra, “comprava” alguns elementos do poder, com almoços, jantares e muito álcool. Desta forma garantiu o reforço de segurança. Contudo e com o decorrer do tempo, os recursos começaram a esgotar-se. Paul já não tinha comida para sustentar tantas pessoas acolhidas. No total já se contabilizavam mais de 1200, o hotel tornou-se um campo de refugiados para a cruz vermelha e a ONU, onde hutus e tutsis que nada tinham a ver com os conflitos políticos permaneciam.
A ONU nada fazia para que a guerra terminasse. Não tinham ordens para intervir no massacre, porque será? Seria a cor dos que eram