Filme "Black"
CURSO DE PEDAGOGIA
ANA CARLA MENDES DE OLIVEIRA
RESENHA – FILME: BLACK
Manaus 2014
ANA CARLA MENDES DE OLIVEIRA
Resenha
Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de ca, lecionada pelo Professor da Universidade Nilton Lins, como requisito parcial da 1ª avaliação .
Manaus
2014
INTRODUÇÃO
Black (Hindi: ब्लैक, urdu: بلیک) é um filme indiano de 2005, dirigido por Sanjay Leela Bhansali. Conta a história de uma garota cega e surda, e seu relacionamento com o professor que mais tarde se desenvolve a doença de Alzheimer.
A história é simples e sem uma mega produção, o que realmente conta no filme é a formula que deu certo entre drama, historicidade e ensinamentos, vale ressaltar que o filme foi selecionado com um dos dez melhores no ano de 2005.
O filme também traz um pouco de realidade já que a primeira metade do filme é uma adaptação da autobiografia de Helen Keller - A HISTORIA DA MINHA VIDA, livro que inpirou o filme O milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker), filme estadunidense de 1962, do gênero drama biográfico, dirigido por Arthur Penn. O filme foi exibido no Festival de Cinema de Casablanca e do Festival Internacional de Cinema da Índia. Ele ganhou o Prêmio Nacional de Cinema para Melhor Longa-Metragem em hindu e onze Filmfare Awards.
RESENHA
FILME: BLACK
O filme no primeiro momento das cenas apresentadas choca o telespectador, de repente começamos a crítica e interrogar se todo aquele processo é mesmo necessário, mas depois com o decorrer das cenas e o desenrolar da história, constatei que faz se realmente necessário a atitude do professor, ele usou metódos não muito aceitos nos dias de hoje, com certeza em um contexto brasileiro, o minímo que iria acontecer com o