Pesquisa em Serviço Social
Funcionalismo: Exercer uma função dentro da sociedade.
Materialismo Histórico: Mudanças e desenvolvimento na Sociedade humana.
Funcionalismo: um ramo da antropologia e das ciências sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por instituições e suas consequências para sociedade como um todo. É uma corrente sociológica associada à obra de Émile Durkheim. ara ele cada instituição exerce uma função específica na sociedade e o seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade. A sua interpretação de sociedade está diretamente relacionada com o estudo do fato social que, segundo Durkheim, apresenta características específicas: exterioridade e a conectividade. O fato social é exterior, na medida em que existe antes do próprio indivíduo, e coercivo, na medida em que a sociedade se impõe, sem o consentimento prévio do indivíduo.
Materialismo Histórico: é uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história que foi pela primeira vez elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels malgrado ela própria nunca tenham empregado essa expressão. O materialismo histórico procura as causas de desenvolvimentos e mudanças na sociedade humana nos meios pelos quais os seres humanos produzem coletivamente as necessidades da vida. As classes sociais e a relação entre elas, além das estruturas políticas e formas de pensar de uma dada sociedade, seriam fundamentadas em sua atividade econômica.
Interacionismo Histórico: interação entre o indivíduo e a cultura, onde, é fundamental que o indivíduo se insira em determinado meios para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento.
Estruturalismo: È uma corrente de pensamento nas ciências humanas que inspirou que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações.
Interacionismo Hitórico: Os modelos teóricos de Piaget e Vygotsky seguem condutas interacionistas, onde o processo de