Pesquisa em serviço social
Este relatório integra a disciplina Pesquisa em Serviço Social, do 6º período do curso superior de Serviço Social EAD, Faculdade Anhanguera – UNIDERP, Pólo Caruaru/PE, realizado em grupo, tem por objetivo apresentar um relatório final, contendo as etapas realizadas no desenvolvimento das atividades propostas durante o processo de pesquisa, estudo e desenvolvimento de uma pesquisa-ação nas diferentes áreas de atuação do Serviço Social, passando pela construção do conhecimento sobre o que é pesquisa, seus métodos e técnicas, bem como sua aplicabilidade.
E ainda apresenta o projeto de pesquisa que problematiza a temática: ............... pertinente à área de formação, onde o foi possível evidenciar a relação indissociável entre teoria e prática.
Inicialmente foram realizados pesquisas, debates e sínteses parciais com base nas investigações bibliográficas, textos de links da internet, obedecendo às etapas conforme as orientações da docência; segue abaixo os relatórios parciais desenvolvidos em cada etapa, compondo assim esse relatório final.
“Não será possível nenhum peixe razoável sem pensar no anzol, e na rede, sem distinguir o rio do mar, sem conhecer linhas e iscas, sem apanhar chuva e sentir o sol. GANDIN( 2011)”.
Compreendemos que é de fundamental importância para atuação profissional no Serviço Social o saber teórico para fundamentação da práxis, e ainda que ambos caminhem em unidade com as competências teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política. O que segue é uma breve explanação do que compreendemos sobre o tema e também alguns desafios, que nos foram sinalizados, sobre tudo com a vivência do estágio e as entrevistas realizadas.
2. ETAPA I – A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL NA ATUALIDADE PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL Na etapa I, o grupo realizou leitura e debate reflexivo sobre o capítulo III do livro: Métodos e Técnicas de Pesquisa Social (2011, GIL), compreendendo assim o papel da pesquisa social e da função