Resenha filme black
O filme conta a história de Michelle, uma garota cega e surda, por sua deficiência ela se torna uma criança violenta, sem educação e postura ruim diante outros pessoas. Ela vive na escuridão até encontrar um professor que no inicio foi rejeitado por seu pai, ele começa a educá-la, superando os obstáculos e guiando essa jovem para o caminho da luz.
O filme levanta questões polêmicas pelo modo com que o professor trata a menina, sem limitações. Ele age de forma que nos faz refletir sobre o sistema da nossa educação brasileira. O professor força a menina a realizar atividades contra a vontade dos pais, joga água nela, joga-a no chão, bate no rosto, tira a comida da mão, etc. A partir desses fatos vem a reflexão se esses métodos punitivos são aceitáveis ou não.
Na minha opinião, o professor agiu de forma correta com a menina, porque ele impôs respeito a ela, porém não é fácil para os familiares ver um ente querido e tão debilitado ser tratado de tal forma.
Os pais agiam de forma incorreta com a menina, eles queriam que a filha conseguisse alcançar a luz, mas ao mesmo tempo não faziam nada pra ajudar. Eles pensavam que deixar a menina fazer o que quisesse e o que tivesse vontade a confortaria e deixava mais feliz, mas na verdade não era aquilo que a menina sentia, ela só queria acabar com a escuridão que existia dentro dela.
Outra questão levantada no filme que deve ser comentada é o beijo que acontece entre o professor e a aluna, depois de muitos anos de luta. Na minha opinião isso não poderia ter acontecido porque ele acompanhou a infância, a adolescência e a fase adulta de Michelle, sendo um amigo sempre fiel com quem ela sempre pôde contar.
A principio, a função dele era apenas de auxiliar a menina a desenvolver atividades normais e fazer com que ela fosse menos agressiva, mas com o passar do tempo torna-se mais que um simples