Resenha Filme Black
GRADUAÇÃO PSICOLOGIA
LUCEVANIA OLIVEIRA
RESENHA
FILME BLACK
Resenha apresentada ao Curso de Psicologia, sob orientação da Prof.ª Taís Fernandina Queiroz, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina Psicologia Social I.
Aracaju
2014
BLACK
BRANSALI, S. L. Black. [Filme]. Produção e direção de Sanjay Leela Bhansali. Índia, Applause Entertainment, 2005. Idioma Hindi. 1 DVD (01h 59min).
Sanjay Leela Bhansali nasceu em 24 de fevereiro de 1963, na cidade de Mumbai, Índia. Ele é produtor e diretor, conhecido por trabalhos como Black (2005), Devdas (2002) e Goliyon Ki Rasleela Ram-Leela (2013). O filme Black conta a história de Michelle McNally, uma jovem que ficou cega e surda poucos meses depois do seu nascimento e que viveu na escuridão de sua própria existência, em um mundo negro e totalmente incompreendido. Suas limitações físicas a tornaram uma pessoa amarga e violenta, devido a sua incapacidade de ver, de ouvir e de se expressar. O longa-metragem exprime a problemática do surdo-mudo na sociedade, mostra que eles são pessoas normais, capazes de entender, de pensar e que podem contribuir para o desenvolvimento sociocultural de seu espaço. É interessante a estratégia do vídeo montada para retratar a questão da inclusão social, do respeito ao ser humano e de como as instituições educacionais são inadequadas e despreparadas para receber pessoas com algum tipo de limitação. O autor demonstra, com destreza e sutileza, as possibilidades de vencer os muitos obstáculos, em uma verdadeira lição de vida e de superação. O filme aborda o tema da relação interpessoal e do amor à profissão, de maneira muito simples e bela, expondo as dificuldades e também as delicias de se dedicar ao outro, de realizar sonhos, de ultrapassar limites e, principalmente, de não se agarrar a preconceitos, tampouco deixar-se abater com as discriminações e as limitações a