Analise do filme black
O filme indiano Black,narra a história de Michelle, uma jovem surda e cega.Vivendo na escuridão Michelle era considerada por sua família como um animal, um ser incapaz de interagir socialmente e como um risco,após do nascimento de sua irmã(Sara).
O pai então, ver como única solução mandá-la para um asilo,graças ao amor de sua mãe ela é salva de tal condenação e põe em sua vida o professor Debraj Sahai.O pai de Michelle não concorda com o método inicialmente utilizado e dispensa o seu serviço.Diante das singularidades de sua aluna e na resistência de sua família percebeu que deveria tentar algo novo.Então se isola com ela por vinte dias, e na luta por “domesticar” Michelle, que o extraordinário, no último momento, acontece: as trevas de Michelle se convertem em luz.
O contato com a água,ao relacionar a experiência sensível com o conceito da palavra,Michelle se liberta do seu mundo de trevas e sofrimentos e renasce para uma nova realidade: o mundo exterior,da família que passa á enxergá-la como um membro da família, e da relação de afeto com seu professor.
A partir dessa primeira superação, Michelle tem a chance de ingressar em uma universidade,para estudar artes.Depois de responder a um dos membros da banca da universidade,através de uma educanda que a entende Michelle responde que o “conhecimento é tudo.Conhecimento é espírito,sabedoria,coragem,luz,som.Conhecimento é a Bíblia,Deus.Conhecimento é meu professor”.Michelle é aprovada com louvor.
Michelle e seu professor passam por muitas dificuldades ao longo do curso.Quando Michelle consegue se formar após muitas reprovações,seu professor já está velho e com a doença “Alzheimer”, mesmo assim Michelle insiste em agradecê-lo.
Vale ressaltar que o filme Black,envolve temas educacionais,afetivos ou de inclusão.Por meio do entrelaçamento entre professor,aluno,escola e família,pode-se propiciar um ambiente escolar bem mais propicio a construção do conhecimento,amplo,universal e humano,como