Meio ambiente e saúde – estudo de caso
MEIO AMBIENTE E SAÚDE – ESTUDO DE CASO: CARAMUJO
AFRICANO EM MANAUS/AM
Ana Paula Mendes Simões Pereira
Géber Mafra Rocha
Luciana Toledo Martinho
Naira Neila Batista de Oliveira Norte1
Rafael Vicente de Paulo Sousa
INTRODUÇÃO
A invasão biológica de espécies exóticas ocorre de forma silenciosa, algumas vezes devastadora e é considerada hoje uma das principais causas da extinção de espécies nativas. Acontece quando animais, plantas e microorganismos de um determinado lugar são levados para outro onde não há predadores para limitar sua população. Assim, o meio ambiente, a economia e a saúde do homem são afetados.
O presente trabalho visa estabelecer relação entre meio ambiente e saúde, através de estudo de caso acerca da introdução do caramujo africano no Brasil e especificamente no Amazonas, bem como das alterações no meio ambiente e conseqüências geradas na saúde humana com a entrada e disseminação dessa espécie exótica.
A abordagem terá início com uma análise da relação conceitual entre meio ambiente e saúde, através da verificação de similaridades, atentando-se para a estreita relação existente entre ambos no tocante ao seu conceito e natureza jurídica, para após estenderse à proteção constitucional e infraconstitucional desses direitos.
Procurar-se-á, em seguida, traçar algumas linhas acerca da introdução de espécies exóticas no Brasil e das conseqüências desta invasão, que muitas vezes apresenta risco para a garantia da biodiversidade da flora e fauna nativa e conseqüentemente para a saúde da população.
Por último será realizado o estudo de caso propriamente dito, onde serão enfocados todos os aspectos que envolveram a introdução do caramujo africano no Brasil e na Capital do
Amazonas, como essa espécie exótica se espalhou no meio ambiente, comprometendo a vida das espécies da fauna e flora nativa, além do grande risco que traz à saúde humana, por ser vetor de diversas doenças quando se reproduz livremente no