FILME BABETE
Educação e Ciência
A quebra dos pragmatismos e um dos exemplos que pode ser citado no século XXI, como também a crise dos valores éticos, crise econômica e etc.. O exemplo que citarei será sobre a educação e ciência.
A superação dos problemas dessa sociedade requer um novo modelo de escola, não mais aquela escola reprodutora de uma educação autoritária e alheia aos problemas sociais, nem aquela que se interessa apenas pela transmissão de contéudos sem valores significativos.
" Segundo Torres (1996), grade parte das mudanças relacionadas á educação atual estão ocorrendo devido a influência externas, como o estímulo do Banco Mundial, para que os países invistam os recursos públicos na educação básica, por considerar que este nível de ensino é responsável comparativamente pelos maiores benefícios sociais e econômicos. " Cabe ressaltar que o interesse desses órgãos internacionais e apenas em educação básica.
Chauí (1994) afirma que nos Brasil o fato de aceitamos políticas educacionais que profissionalizam os jovens no segundo grau antes que tenham podido ter acesso ás ciências propriamente ditas, ocorre devido aos poucos recursos públicos destinados as áreas de pesquisas nas universidades mantendo os cientistas na mera condição de reprodutores de ciência já produzidas em outros países e sociedades.
As ciências passaram a fazer parte das forças econômicas produtivas da sociedade e trouxeram mudanças sociais de grande porte na divisão social do trabalho, na produção e na distribuição dos objetos na forma de consumi-los. Não percebemos que as pesquisas cientificas são financiadas por grandes empresas e governos, por terem grandes lucros e concluindo podemos ver esse poder quando lutamos para ter acesso, para consumir tecnológicos.