figado
Fígado
- Fígado é a maior glândula e o segundo maior órgão do corpo humano
-Pesa em torno de um mil e trezentos a um mil e quinhentos gramas no homem e um pouco menos (aproximadamente duzentos gramas menos) nas mulheres.
-Ele é constituído por milhões de células, como se fossem milhões de tijolinhos agrupados. Cada célula representa uma microindústria e desempenha uma função específica, essencial para o equilíbrio do organismo.
-Dentro do fígado não há nervos. Portanto, ele não dói. Entretanto, a cápsula que o envolve é bastante enervada. Por isso, quando nele se introduz uma agulha para retirar material para biópsia, é preciso anestesiar não só a pele e o músculo entre as costelas, mas também a cápsula. Quando o órgão aumentou muito de volume ou está comprometido por abscesso ou tumoração que comprimem essa cápsula, é ela a responsável pela dor que a pessoa sente .
Funções do Fígado:
-armazenar a bile
A bile é produzida pelo fígado em grande quantidade, de 600ml a 900ml por dia. Num primeiro momento, ela se concentra na vesícula e depois é enviada para o intestino, onde funciona como detergente e auxilia na dissolução e aproveitamento das gorduras. Por isso, quando os canais da bile entopem, o metabolismo das gorduras fica prejudicado. A bile é caracterizada por ser alcalina e amarga sendo 85% água, 10% bicarbonato de sódio e outros sais biliares, 3%pigmentos, 1% gordura, 0,7% sais inorgânicos e 0,3% colesterol. O principal ácido que compõe a bile é o ácido clorídrico
-sintese do colesterol
No fígado, o colesterol é metabolizado e excretado pela bile;
-desintoxicação do organismo
O fígado tem a capacidade de transformar hormônios ou drogas em substâncias não ativas