Armand V. Feigenbaum
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
GURUS DA QUALIDADE:
ARMAND VALLIN FEIGENBAUM
Trabalho em dupla desenvolvido na disciplina Fundamentos da Qualidade, ministrada pela Profª xxxxx.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Armand Vallin Feigenbaum é o criador do conceito de Controle da Qualidade Total (Total QualityControl - TQC) e pioneiro na pesquisa dos custos da qualidade. De acordo com a sua abordagem, a qualidade é um instrumento estratégico que deve preocupar todos os trabalhadores. Mais do que uma técnica de eliminação de defeitos do processo e do produto, a qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a excelência, sendo voltada para fora da empresa — baseada na orientação do cliente — e não para o seu interior (redução de defeitos). Também desenvolveu 19 passos para melhoria da qualidade, assim como os seus quatro pecados mortais, o conceito de fábrica oculta, dentre outros.
Portanto, foi um personagem essencial para o desenvolvimento da qualidade total nas organizações a partir dos anos 60, e seus numerosos títulos, premiações e nomeações só corroboram o quão importante foi esse “guru” para a implementação e adaptação do TQC, que posteriormente foi aperfeiçoado para Gestão da Qualidade Total.
2. HISTÓRICO-BIOGRAFIA
Armand Vallin Feigenbaum nasceu nos Estados Unidos em 1922. Em 1951 concluiu o doutorado em ciências no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Em 1958 tornou-se diretor mundial de produção da GeneralEletric e vice-presidente da American Society for Quality Control (ASQC), tornando-se presidente da mesma em 1961.
Em 1968 fundou a General Systems, da qual ainda é presidente e neste mesmo ano escreveu seu primeiro livro,“Controle Total de Qualidade”, que se tornou um best-seller e que lhe conferiu destaque em todo o mundo. Sua metodologia foi a base para o desenvolvimento da Gestão da Qualidade Total