Armand V. Feigenbaum
Nascido em 1920. Foi Gerente de manufatura e control de qualidade a nível mundial de General Electric por mais de 10 anos, presidente de General System Company en Massachusetts e director fundador da Academia Internacional de qualidade onde participa a Organizacion Europea para o control de qualidade a JUSE e a ASQC.
Se reconhece a Feigenbaum três grandes contribuições, e conceito de “qualidade total” que os japoneses denominaram como “TQC”, A promocão internacional de etica da qualidade e a clasificacão dos custos da qualidade.
Em 1951 pública o livro “Control de qualidade: pricípios, práticas e administração”.
Fundamentação Teórica.
Na atualidade, os compradores percebem mais claramente a qualidade dos diversos produtos que competem no mercado e compram de acordo ele. A qualidade é o fator básico na decisão do cliente em respeito a aquisição dos produtos e serviços. A qualidade tem chegado a ser a única força de grande importância que leva a o êxito organizacional e a o crescimento da companhia em mercados nacionais e internacionais. Isto está demonstrado pelos importantes aumentos da entrada do mercado, por melhorias importantes na produtividade total, pela redução significativa dos custos e por uma organização competitiva mais forte. A qualidade em essência é uma forma de administrar a organização. As peças certas da busca pelo êxito na qualidade, se tem transformado em um assunto de grande interesse para a administração de todo o mundo.
Metodología de Feigenbaum para implantar la calidad.
O Dr. Feigenbaum propõe um sistema que permite chegar a qualidade de um forma estruturada e administrada, não simplesmente por casualidade.
Este sistema se chama Controle Total de Qualidade (TQC) e dirige os esforços de vários grupos da organização para integrar o desenvolvimento da manutenção e da superação da qualidade a fim de conseguir a satisfação total dos consumidores.
Este sistema está formado pelos seguintes pontos:
1.