figado
O que o aluno poderá aprender com esta aula
◾Identificar as funções de nosso fígado.
◾Reconhecer a importância desse órgão para o funcionamento integrado do corpo.
◾Reconhecer doenças relacionadas ao fígado.
◾Relacionar a bile com a degradação de gorduras pelo nosso corpo.
◾Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.
Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos deverão ser capazes de reconhecer células, suas características, bem como o conceito de órgão.
Estratégias e recursos da aula
Introdução: uma abordagem para o professor
O fígado é a maior glândula do corpo humano e pode executar mais de 500 funções. Encontra-se na região abdominal, do lado direito, logo abaixo do diafragma. Pode pesar até 1,5 kg. É um órgão bastante vascularizado, recebendo cerca de 70% do seu sangue proveniente da veia porta e o restante pela artéria hepática. Os nutrientes absorvidos pelo intestino chegam ao fígado pela via linfática. No fígado são metabolizados e acumulados. As substâncias tóxicas absorvidas são neutralizadas e eliminadas através da bile. O fígado possui atividade endócrina e exócrina.
Anatomia
O fígado é dividido em duas regiões principais: o lobo direito e o lobo esquerdo. O fígado está preso anteriormente a parede abdominal pelo ligamento falsiforme, que é uma prega que separa os dois lobos.
Recebe sangue oxigenado proveniente da aorta através da artéria hepática e recebe sangue venoso do intestino, pâncreas e baço pela veia porta hepática. Conforme o sangue atravessa o fígado, os nutrientes são modificados. Por minuto, cerca de 1,5 L de sangue passam pelo fígado. Os compartimentos hexagonais do fígado são chamados lóbulos hepáticos. As células hepáticas são chamadas de hepatócitos.
Principais funções
Hematopoiese: juntamente com a medula óssea e o baço, o