fichamento
1ª Relação entre linguagem, conhecimento e verdade:
Como um todo, as relações que podem ser dadas entre a linguagem, o conhecimento e a verdade resultam num estudo mais profundo da nossa língua e de nossa fala. O conhecimento é o que impulsiona e cria o mundo e é criado pelo mundo não existindo conhecimento sem linguagem nem linguagem sem conhecimento, a linguagem assumiu importante função, deixando de ser apenas instrumento de comunicação de um conhecimento já realizado para ser condição de possibilidade para constituição do próprio conhecimento. Na nossa compreensão, desde a nossa formação e conhecimento de mundo, aprendemos nossa língua, a ler e escrever, assim exercitando e desenvolvendo a linguagem que seria por nós utilizadas pelo resto da vida. Considerando o mundo como uma construção de significações, podemos afirmar que nada existe fora da área interpretativa, pois uma palavra só se explica por outra palavra e o significado de uma palavra já não é a coisa mesma, mas consiste em outra palavra.
A relação entre nosso conhecimento do mundo e as frases através das quais tal conhecimento é transmitido é explicita: não podemos pensar, ou pelo menos transmitir o conteúdo de nossos pensamentos, senão através de palavras. Todavia, durante muito tempo acreditou-se que as frases através das quais tal conhecimento era expresso destinavam-se a fornecer um reflexo acurado do mundo, uma representação correta deste. Segundo esse ponto de vista o conhecimento era algo como uma imagem mental correta do mundo, a qual a linguagem poderia transmitir de forma apropriada ou não.
Só havendo um mundo ‘’real’’, a verdade, que é garantida por esse mundo, porém nenhum conhecimento é a verdade: jamais conhecemos absolutamente o que existe, nem tudo o que existe. Só podemos conhecer por meio de nossos sentidos, de nossa razão, de nossas teorias. Como poderia existir um conhecimento imediato se todo o conhecimento é por sua natureza mediação? O mais