Materias Ceramicos
DEFINIÇÃO
Chamase cerâmica à pedra artificial obtida pela moldagem, secagem e cozedura de argilas ou de misturas contendo argilas. Nos materiais cerâmicos a argila fica aglutinada por uma pequena quantidade de vidro, que surge pela ação do calor de cocção sobre os componentes da argila.
ARGILA
De acordo com a ABNT, as argilas são compostas de partículas coloidais de diâmetro inferior a
0,005 mm, com alta plasticidade quando úmidas e que, quando secas, formam torrões dificilmente desagregáveis pela pressão dos dedos.
ARGILO MINERAIS
Os argilominerais são silicatos hidratados de alumínio, ferro e magnésio, comumente com alguma porcentagem de álcalis e de alcalinosterrosos. Junto com esse elementos básicos vem sílica, alumina, mica, ferro, cálcio, magnésio, matéria orgânica, etc. Como se vê, estão incluídos os elementos formadores do vidro. O aparecimento destes minerais se origina da desagregação do feldspato das rochas ígneas por ação da água e do gás carbônico. Como existem rochas ígneas e feldspatos de diversos tipos, as argilas também apresentam características diversas.
HISTÓRIA
Período neolítico: potes de barro expostos ao fogo – endurecimento;
4000 a.C. – assírios obtinham cerâmica vidrada;
Séc VII – chineses fabricavam porcelana, enquanto o resto do mundo fabricava cerâmica vermelha ou amarela;
Séc XVIII – louça branca: Inglaterra; A partir de então, surgem institutos de pesquisa no mundo todo; Atualmente: estudo das propriedades de semicondutividade, supercondutividade e comportamento adiabático.
TIPOS DE DEPÓSITO DE ARGILA
➢
➢
➢
➢
➢
Superfície das rochas;
Veios e trincas das rochas;
Camadas sedimentares.
Argilas residuais: depósito no próprio local de decomposição da pedra;
Argilas sedimentares: depósito longe do local;
•
Transporte por água: estratificação (folhelho);
•
Transporte por vento: porosidade.
Barreira: depósito de argila. Para sua exploração é necessário retirar