FICHAMENTO “A PRODUÇÃO CAPITALISTA DO ESPAÇO” DE DAVID HARVEY
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.
INTRODUÇÃO
O livro A Produção Capitalista do Espaço de David Harvey, publicado no ano de 2005, é uma versão constituída de sete artigos escritos pelo próprio autor no período de 1975 a 2001, e de uma entrevista concedida a New Left Review no ano de 2000.
Em sua obra o autor nos descreve seu percurso intelectual e esclarece os motivos de fazer uma avaliação do espaço se utilizando da concepção marxista, com o objetivo de estabelecer uma relação entre a sociedade e o espaço e entre o Estado e o capitalismo, com base nos preceitos da teoria social de Marx.
A PRODUÇÃO CAPITALISTA DO ESPAÇO
Harvey trata sobre a Teoria da Acumulação de Marx o relacionando com o tema da estrutura espacial, essa acumulação está no centro do sistema, são compostas por contradições internas e crises frequentes, estas são causadas devido às barreiras produzidas pelo próprio capitalismo, como a oferta de trabalho, meios de produção e infraestrutura. Partindo dessa concepção o autor acredita que o progresso da acumulação dependente de fatores como: a existência de excedente da mão-de-obra e existência de mercado (que permite a expansão da produção e absorve as mercadorias produzidas).
A partir dessa percepção acredita-se que é essencial a disponibilidade da circulação (relações de transporte), significando uma integração do espaço e com isso uma redução do tempo, assim se pode estabelecer um espaço novo para que o capital possa ser acumulado, o tornando mais expansível, este deriva do comércio exterior, que Marx pondera como causador de confusão, não adicionar nada à produção aumentando somente as contradições, recebendo a denominação de teoria do imperialismo.
O papel do Estado na sociedade capitalista, a partir das concepções teóricas de Larry Wolf (1976), propõe uma teoria marxista do Estado, apesar de Marx não ter escrito um tratado específico sobre o Estado, é possível reconstruir