FICHAMENTO - O pagador de promessas
Curso: Direito – 1o Período Noturno
FICHAMENTO
ATO 1
Primeiro Quadro
Num primeiro momento, temos os acontecimentos da chega de Zé-do-Burro e de Rosa a Igreja de Santa Barbara. O casal chega de madrugada, aproximadamente 4h30min. à praça, encontrando a capela ainda fechada.
Logo de princípio o casal tem uma breve discussão acerca do motivo que os levou a estar ali. Rosa argumenta que o marido poderia ter sofrido menos, mas ele é muito duro em sua convicção, e insiste que cumpriu o trajeto (mesmo sofrendo) da maneira correta, fiel a sua promessa.
Em seguida, novamente os dois começam uma nova discussão. Desta vez Zé-do-Burro quer ter certeza que se encontra na capela correta, e para isso quer achar um meio de comprovar; Rosa por sua vez, argumenta que o vigário que eles encontraram, lhes fizera a descrição exata daquela pracinha, e que está certa de que estão na capela certa. Ainda assim, Zé-do-Burro não fica convicto da opinião da esposa, e mesmo diante da insistência dela de que eles precisam encontrar um lugar para descansar, ele resiste e não lhe dá ouvidos. Zé-do-Burro mantém-se firme, e diz que não irá deixar a cruz na praça, pois sua promessa só estará cumprida depois dele depositá-la no altar. (.pdf fls. 12 à 13)
Algum tempo depois, juntam-se a cena, Bonitão e Marli, o cafetão e a protista. Irrompem a cena em meio a uma discussão. A contenda gira em torno dos ciúmes de Marli e a ganância de Bonitão, esta reclama pelo fato de ser explorada e estar sem dinheiro, mas mesmo assim continua sob julgo do cafetão por ama-lo. Ele, por outro lado, continua seu jogo e mantém controle firme sobre ela. A discussão se encerra, e Bonitão nota a presença de Zé-do-Burro e se aproxima da escadaria da capela. Após uma breve troca de palavras com Zé-do-Burro, ele volta a conversar com Marli e a dispensa, ela tenta novamente obter o dinheiro dele, sem sucesso, por fim, vencida ela sai.
Saindo Bonitão nota a presença de Rosa e fica interessado.