Fichamento do filme o pagador de promessas
PAULA CRISTINA
SIMONE BARRETO
CRISTINA VASCONCELOS
NERISE MAGALHÃES
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Professor: Marcio Sales
Pedagogia II, Noite
Turma 3321
Rio de janeiro
Maio, 2013
Utilizando como referência os três documentos relacionados faça uma análise crítica a partir dos seguintes eixos: Carta Filme - O pagador de promessas
Musica – Volte para o seu lar
1- Cultura e Etnocentrismo 2- Relações de poder e Resistência 3- Educação e Normalização
O Pagador de Promessas
O filme o pagador de promessas de (1962), mostra a intolerância religiosa sofrida por um cidadão simples que para salvar seu burro (Nicolau), faz uma promessa e ao receber a “graça” se vê impedido de cumpri-la. O fato se dá devido ao forte preconceito entre culturas diferentes gerando então conflitos entre a cultura popular, o sincretismo religioso e a cultura oficial da Igreja católica.
Mostrando assim a complexidade sóciocultural com a intolerância, o autoritarismo, e a insensibilidade, sendo totalmente etnocêntricos.
A relação de poder se dar através do padre, que não permite a entrada de Zé do Burro na Igreja, a polícia e a imprensa (mídia) que deturpam suas palavras objetivando interesses próprios, ou seja, com o intuito de lucratividade. Zé resiste bravamente, ao Padre, a sua mulher Rosa, e ao Bispo, com o objetivo de cumprir sua promessa que é levar a cruz até o interior da igreja. Zé considera normal quando busca ajuda no Preto Zeferino, e no candomblé onde faz a promessa à Yansã. Foi pagar a promessa à Santa Bárbara que para ele, é a mesma santa. E não entendia como isso era condenável para outros.
Já para o Padre Olavo, nenhuma forma de cultura popular é legítima, ele exerce uma relação de poder no sentido de deter a verdade, por ter conhecimento quer conduzir o Zé para o lado do “bem”. Na cena do filme quando a procissão chega à igreja, um grande grupo de capoeiristas, baianas e vendedores ficam de