KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
Nota: Neste trabalho não constam os inúmeros casos citados pelo autor, notifica apenas a idéia central do texto, para tanto é necessário pesquisar aplicações fazer pontes relacionadas à citação do autor, e estudar com mais afinco a sua operação. Diante disso, é preciso buscar em outras referências adicionais dos textos aqui apresentado para compreender aplicação teórica. Vale ainda observar a relação sobre alguns tópicos a situações locais próximas a sua existência, quer pelo comportamento do mercado ou na colocação da teoria se vivenciada, e/ou se existente, são estas mesmas ações e prática do marketing o aprendizado desejável.
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
“O futuro não está à nossa frente. Ele já aconteceu.” (Kotler, 2000, pg.23)
Notas Minhas: Marisa Viana Pereira
TAREFAS DO MARKETING
“Marketing empreendedor: a maioria das empresas é fundada por indivíduos perspicazes. Eles percebem uma oportunidade e saem batendo de porta em porta a fim de chamar a atenção para seu produto.” (KOTLER,
2000, p. 25)
“Marketing profissionalizado: quando as pequenas empresas alcançam o sucesso, elas inevitavelmente passam a adotar procedimentos de marketing mais profissionais.” (KOTLER, 2000, p.25)
“Marketing burocrático: muitas grandes empresas mergulham de cabeça no marketing profissionalizado, examinando detalhadamente os últimos números da Nielsen, investigando minuciosamente relatórios de pesquisa de mercado e tentando aperfeiçoar suas relações com os distribuidores e suas mensagens publicitárias. Essas empresas não têm a criatividade e a paixão das empresas ‘guerrilheiras’ do primeiro estágio, o estágio do marketing empreendedor. Seus gerentes de marca e produto precisam sair de seus escritórios e passar a ter um contato maior com o cliente. Assim, eles podem visualizar novos meios