Introdução ao marketing pessoal
Segundo Philip Kotler, pesquisador, professor e considerado o “pai” do Marketing moderno em todo o planeta conclui:
“Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”.
Como mencionado anteriormente, marketing sem a ação de indivíduos torna-se inviável e por isso, nasceu o marketing pessoal. Tortorette define: “marketing pessoal segue basicamente a mesma linha de raciocínio, mas nesse caso, o profissional usa suas qualificações em beneficio da própria carreira.”
Em um universo competitivo tendo por base o quantitativo de profissionais formados anualmente. O preparo acadêmico é o mais importante, porém não pode estar desacompanhado da apresentação.
Kátia Nascimento, colaboradora de uma famosa consultoria de recolocação de profissionais no mercado de trabalho declara:
"Quando bem administrado, o marketing pessoal ajuda o profissional a demonstrar os seus potenciais, sejam eles referentes às suas habilidades, como carisma e persuasão, ou qualidades técnicas, como conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da trajetória profissional"
Ser um praticante do marketing pessoal lhe traz um diferencial no mercado de trabalho. Ter uma aparência condizente com os ambientes diversificados que se freqüenta, ser cordial, respeitoso quanto à diversidade étnica, religiosa, social e sexual. Ter responsabilidade quanto a sociedade e meio ambiente inserido. Estar atualizado com os acontecimento à nível mundial. Tais características levam ao seu praticante um diferencial perante seus