Fichamento - O Federalista
Ideias centrais: Alexander Hamilton, James Madison e John Jay foram os autores de diversos artigos que formam “O Federalista”. Os três autores estão fortemente ligados à luta de Independência dos Estados Unidos, ou seja, a vontade de fazer uma Constituição partiu desse contexto histórico.
“O desafio teórico enfrentado por “O Federalista” era o desmentir os dogmas arraigados de uma longa tradição” (p. 247).Em meio a esses dogmas, buscaram inverter as concepções de que o espírito comercial limitava a constituição de governos populares e que o povo deveria ser mantido em territórios de menor extensão.
Na defesa de fazer a Constituição, Hamilton propõe que a única forma de criação de um governo central, que realmente mereça tal nomeação, seria capacitá-lo a exigir o cumprimento das normas dele emanadas, ou seja, “O Federalista” tenta impor em seus artigos, o Estado de Direito.
Os autores possuíam uma visão liberal e constitucional de governo e, além disso, pregavam a limitação de poder, pois “os homens não são governados por anjos, mas sim por outros homens” (p.249), evidenciando assim o caráter ambicioso da natureza humana.
Por fim, é importante destacar que existiam os contrários a tese “Federalista”, que criticavam a forma de governo proposta com bases na teoria de Montesquieu.
Visão sobre o fenômeno do poder político: Os autores concordavam que o aumento do território e do número de interesses é benéfico à forma de governo apresentada ao longo da obra.