Fichamento: O Ensino e a Aprendizagem - Os dois métodos, de Cagliari
O Que é Ensinar, O Que é Aprender
“Ensinar é um ato coletivo: pode-se ensinar a um grande número de pessoas presentes numa sala ou numa conferência, etc. Quem ensina procura transmitir informações que julga relevantes, organizadas do modo que lhes parece nais razoável, para que seus ouvintes aprendam algo que deseja transmitir.
Aprender é um ato individual: cada um aprende segundo seu próprio metabolismo intelectual. A aprendizagem não se processa paralelamente ao ensino. O que é importante para quem ensina, pode não parecer tão importante para quem aprende. A ordem da aprendizagem é criada pelo indivíduoi, de acordo com sua história de vida e, raramente, acompanha passo a passo a ordem do ensino.” (P. 36-37)
“As atividades de sala de aula estão voltadas para o que o professor faz ou deixa de fazer e deixam pouco espaço para que os alunos aprendam de outra maneira que não por intermédio do professor. Um aluno pode ensinar ao outro, os alunos podem usar sua criatividade para procurar explicações e soluções para os problemas escolares, refletir, pensar, tentar fazer, refazer, etc. São coisas que os alunos são capazes de fazer por iniciativa própria, se a escola criar condições de estudo que facilitem esse tipo de atividade.” (P. 38)
O Professor como Educador
“Alguns professores têm muita dificuldade em olhar para seus alunos e enxergar o que se passa com eles. Na maioria das vezes, sabem apenas aplicar o que aprenderam nas escolas de formação ou em livros, sem levar em conta se aquele é o momento adequado para o que pretendem fazer e se aqueles alunos se enquadram ou não no caso que querem aplicar.” (P. 38)
“Infelizmente, não é raro encontrar nas nossas escolas professores analfabetos por opção, ou seja, professores que, depois de formados, pararam seus estudos. Não compram mais nenhum livro e raramente escrevem algo que não seja sua obrigação diária de sala de aula. Há muitos