DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
Lucélia Peruchi Deoclécio
RA 313205602 luceliaperuchi@hotmail.com RESUMO: O artigo em questão apresenta considerações sobre concepções de teorias sobre a aquisição da leitura e da escrita, fazendo um paralelo com o desenvolvimento da aprendizagem de dois alunos da escola “Espaço Alegre”, pertencentes ao 1º, 2º ano do Ensino Fundamental que apresentam dificuldade de aprendizagem.
Palavras-Chave: aluno, dificuldade, aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa levantar um diagnóstico de 2 crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita. Com a finalidade de identificarmos quais as principais dificuldades que levaram as crianças ao fracasso escolar. Entendendo a criança como um ser complexo e agente no processo de construção do conhecimento e tendo em vista que um dos objetivos fundamentais da educação é o de promover a aquisição da leitura e da escrita, pois ler e escrever significam desafios que representam os conhecimentos de ordem linguísticos e permite com que o indivíduo torne-se mais complexo em sua realização interior (autoestima) e apto às exigências sócios culturais vemos que no processo de ensino aprendizagem algumas crianças apresentam muita dificuldade e nos questionamos sobre a origem do problema.
Problema este, que se arrasta por anos originando a repetência e consequentemente a desmotivação do aluno e o sentimento de incapacidade do professor. Através de pesquisa realizada na “Espaço Alegre”, pretende-se levantar dados e descobrir possíveis meios de reverter esta situação através de acompanhamento e intervenções pedagógicas.
Os resultados serão obtidos através de observações diárias dos alunos, conversas com os mesmos, sondagem e atividades desafiadoras.
1.DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
Desde a década de 80, os estudos de linguística, psicolinguística e sociolinguística redimensionaram as relações entre o falar