Fichamento A escola dos annales
O pensamento do século XX não foi apenas influenciado por mudanças econômicas e sociais, também deve ser compreendido de acordo com o momento em que se encontravam a filosofia e a ciência. Comte deu origem ao pensamento positivista, oriundo do século XIX e que continuava presente na sociedade até então, defendendo que as ciências da natureza tinham uma metodologia própria que as conferiam exatidão e que as ciências humanas sociais também deveriam ter essa mesma metodologia a seu trabalho. Para isso, propôs uma certa visão metodológica que passou a ser adotada em áreas do conhecimento social, como por exemplo na sociologia, geografia e história, influenciadas pelo positivismo.
Esse pensamento surge no contexto da Revolução Industrial que teve repercussões sociais importantes que visaram a necessidade de estudar como o desenvolvimento da sociedade ocorreu e para isso era necessário se restringir ao estudo de fato de curta duração, se limitando a causas históricas “imediatas dos fatos”, retirando da historia a subjetividade que não pode ser dialética, tem que ser objetiva.
Além disso, o historiador deveria ser neutro e objetivo em seus estudos, sem poder dar uma análise conjuntural e profunda dos fatos, já que as fontes históricas se limitavam a escritas e documentos oficiais ligados especificamente ao Estado. se restringindo a fatos políticos e sendo conhecida como história dos vencedores. Uma história preocupada com agentes