Fichamento - peter burke, a escola dos annales
IFCH – Departamento de História
Professora: Maria Regina Cândido
Disciplina: Laboratório I
Aluno: Robson R. A. Vieira
Fichamento da obra “Escola dos Annales: A Revolução Francesa da historiografia – Peter Burke".
Escrita no ano de 1990 por um britânico, a “Escola dos Annales: a revolução francesa da historiografia” nos apresenta uma visão não francesa acerca de tal escola, ou como o autor diz de tal movimento. Esse Britânico, de nome Peter Burke, obteve seu doutorado pela Universidade de Oxford(1957-1962), foi professor das universidades de Sussex e de Princeton e atualmente é professor emérito da Universidade de Cambridge. Além disso, já foi professor visitante do IEA da USP.
Tida como uma revista de importante representatividade para a historiografia, pois teve como motivação para sua criação a intenção de promover uma nova espécie de historia e continua a encorajar inovações. No seu prefácio, Peter Burke nos apresenta uma síntese sobre as diretrizes da revista, segundo ele:
“Em primeiro lugar, a substituição da tradicional narrativa de acontecimentos por uma história-problema”. Em segundo lugar, a história de todas as atividades humanas e não apenas história política. Em terceiro lugar, os dois primeiros objetivos, a colaboração com outras disciplinas, tais como a geografia, a sociologia, a psicologia, a economia, a linguística, a antropologia social, e tantas outras. [p.12]” Frente a essa importância da escola dos Annales, Peter Burke usa como motivação para formular esse livro a intenção de descrever, analisar e avaliar a obra da Escola dos Annales.
Em seu prefácio, Peter Burke ainda nos divide os Annales em três gerações distintas que serão aprofundadas mais tarde.
Em seu primeiro capitulo, intitulado “ O Antigo Regime na historiografia e seus críticos”, Peter Burke nos retrata a batalha de guerrilha travada contra a historia politica e militar, que até então dominavam o cenário