a etica
Disciplina: Historiografia Geral
Prof. Dr. Pablo Diener
Discente: Kelen Katia Prates Silva
História Noturno
Fichamento: A história em questão: Os grandes debates do século 20 -
Objeto: As transformações da história e a formação desta “nova história” com a incorporação da escola dos “annales”.
Objetivos:
No século 19 os historiadores se preocuparam com a busca por um método e a construção de uma história nacional. As críticas à escola métodica surgem sobre os principios que a história era inflexivel e se apoiava somente sobre os documentos (oficiais).
“Desde o início do século algumas vozes se elevaram em protesto contra a tradição historiográfica da escola metódica, acusando-a de ser inflexivel e de ater-se unicamente aos fatos devidamente apoiados sobre textos.” (p.111)
Henri Berr trás a proposta de criar uma “ciência das ciências”, com o propósito de criar uma inciclopédia histórica em 120 volumes. Com o objetivo de reunir e coordenar as outras ciências sociais. Seignobos propõe que a história deve ocupar um lugar superior ao da sociologia entre as ciências sociais. Esta discussão resulta a principio com um choque dos historiadores, após a discussão se tranquilizar volta-se ao programa indicado por François Simiand que se rejeita a história política, bigrafica e os acontecimentos.
Os sociológos, em especial Durkheim, defende que a história é um desdobramento da sociologia. “a história só pode ser considerada uma ciência desde que se eleve acima do individual; e é verdade que, então, ela deixa de ser ela mesma para tornar-se um ramo da sociologia.” (p.113). A geografia também influência a história. Nos anos 50 e 60 são publicada várias teses da história regional. Incorpora-se também uma história econômica. Tendo em vista que a história passa a sofre infuência da sociologia, da geografia e da história econômica ela passa por profundas transformações dos anos 20.
Ernest Labrousse é considerado o