Fichamento Texto Surrealismo
(CONCEITOS DA ARTE MODERNA – NIKOS STANGOS)
“O surrealismo nasceu de um desejo de ação positiva, de começar a reconstruir a partir das ruínas do Dadá.” (pag 89)
O movimento dadaísta chegou em um ponto que teria que acabar, pois sua própria existência ia contra suas próprias doutrinas.
Então o surrealismo, serviu para dar continuidade a “essência Dadá”, sem o radicalismo extremo de seus ideais. “(O verdadeiro dadaísta é contra o Dadá)” (pag 89), e isso levou a um circulo vicioso que era necessário romper”
“Em 1922, Breton anunciou planos para um congresso Internacional a fim de determinar a direção do espirito moderno ao qual compareceriam representantes de todos os movimentos modernos, incluindo o cubismo, o futurismo e o Dadá – e assim, ao inscrever o Dadá por assim dizer, na historia da arte, Breton matou-o efetivamente.”(pag 89)
O dadaísmo, diferente de muitos movimentos anteriores, que foram aos poucos mudando e terminando e dando inicio a outros, ele terminou subitamente por não ter mais como continuar, e não pra dar inicio a outro movimento, antes do surrealismo começar em si como fala no trecho “Mas foram precisos dois anos para que o surrealismo se firmasse realmente como movimento...”(pag 90), e durante esse período houve experimentações tanto dos artistas como dos poetas e escritores, como se eles estivessem meio “perdidos”, sem movimento, e com ressaca pós dadá então esse período serviu para reestabelecer os conceitos artísticos e teve descobertas por meio de hipnose e drogas como o automatismo e o sonhos. O Automotismo abriu uma serie de novos caminhos para a produção artística. “Os surrealistas sempre sublinharam que o automatismo revelaria a verdadeira natureza individual de quem quer que o praticasse, de um modo muitíssimo mais completo do que em qualquer de suas criações conscientes” . Ou seja, através da criação espontânea o artista podia se libertar por completo, sem mais ficar preso a teorias,