fichamento
Referência Bibliográfica: Óscar Lopes e responsável pela redação do texto referente á 7º (ÉPOCA CONTEPORÂNEA).
Objeto: Analisar as condições gerais da Literatura Portuguesa e sua evolução histórica.
Objetivo: No I capitulo “Em termos doutrinários gerais, o pós-modernismo é céptico em relação a qualquer narrativa englobante de um projeto de progresso humano”, “Do ponto de vista mais especificamente estético e literário, o pós-modernismo apresenta características variadas e que variamente se opõem, ou não, ao modernismo”. No II capitulo “O simbolismo e derivantes constituem, entre nós, durante muito tempo, uma corrente importada e pouco definida, com projeção social bastante tardia, que só se verifica quando, ao longo da década de 30 aflora na consciência do publico leitor um sentimento modernista de insatisfação”, “No desenvolvimento do saudosismo e outras correntes atrás estudadas predominam as tendências tradicionais e certas condições a que se encontrava exposta a literatura portuguesa”. No III capitulo “Hoje é fácil reconhecer que elas produzem, em conjunto, a maior renovação poética portuguesa deste século”, “Muitas das líricas assinadas pelo seu nome próprio o tema central é o de aspiração a um objeto indistinto, ou que o poeta quer indistinto para que não minta ou decepcione”.
Fontes: O autor utiliza de bibliografias relacionadas ao assunto em que ele trata.
Metodologia: No primeiro capitulo o autor aborda o contexto histórico em que a literatura portuguesa estava localizada, no segundo ele expõe o neo-romantismo e simbolismo-decadentista e o surgimento de outras correntes nacionalistas e o terceiro aborda a geração de Orpheu e fala sobre Fernando Pessoa.
Conceitos: Pós-modernismo natureza sócio-cultural e estética, que marcam o capitalismo da era contemporânea. pag.945 Surrealismo movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser