fichamento
FICHAMENTO
O livro de Língua Portuguesa “Português”, de Leila Lauar Sarmento e Douglas Tufano, nos apresenta um estudo sobre o Pré- Modernismo, o qual nos mostra o contexto histórico do final do século XIX e inicio do século XX, e a produção literária desenvolvida nesse período.
Sarmento, Leila Lauar Português: literatura, gramática, produção de texto/ Leila Lauar Sarmento, Douglas Tufano. – 1. Ed. – São Paulo: Moderna, 2010.
Na página 12, a autora apresenta as revoluções artísticas: o fim da arte tradicional. Desde o final do século XIX, a arte passou a apresentar transformações. As rupturas com o passado e a pesquisa de novas formas de expressão caracterizam a arte no início do século XX, que nasce cercada de irreverencia, polemica e experimentação. Formam-se grupos, nascem e morrem tendência, mas aos poucos surge um individualismo artístico que será a marca do novo século.
Na página 13, os primeiros vinte anos do século XX presenciaram um notável desenvolvimento científico e tecnológico. As inúmeras invenções e descobertas realizadas entre 1900 e 1920. Eis alguns fatos marcantes desse período:
1900- Primeiro sinal telegráfico transatlântico
1903- Invenção do eletrocardiógrafo
1906- Em outubro, Santos Dumont realiza, em Paris, o primeiro voo com um veículo mais pesado que o ar.
1913- Primeira locomotiva diesel-elétrica (Suécia).
1916- Primeiros tanques de guerra blindados
Na página 14, as primeiras décadas do século XX, a ruptura violenta com o tradicionalismo ocorreu o surgimento de tendências que provocaram uma revolução nas artes plásticas.
Expressionismo: Exprimir as emoções e o mundo interior do artista usando a distorção violenta, a cor forte e o traço exagerado, que não raro chegava à caricatura. O principal pintor expressionista é o norueguês Edvard Munch (1863-1944), autor de quadros intensamente dramáticos, como o grito, de 1893.
Cubismo: Em 1907, o espanhol Pablo Picasso e francês Georges Braque desenvolvem as ideias do