Fichamento do livro A sociedade do espetáculo
Aluna: Júlia Alves L. Boaventura
1- Referência Bibliográfica
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
Em um contexto histórico e social, especialmente no fim dos anos 60, marcado pela criação de imagens e símbolos para a difusão da informação e valores, o escritor francês Guy Debord assinala o surgimento de uma sociedade do espetáculo, na qual a realidade não é construída através da percepção singular de cada individuo, mas sim através da forma e da quantidade com que essa realidade é transmitida socialmente.
2- Sobre o autor
O escritor francês Guy Ernest Debord nasceu em 1931, tendo em suas obras a influência de Karl Marx, Mikhail Bakunin e Sigmund Freud. Foi um dos pensadores da Internacional Situacionista e da Internacional Letrista e seus textos foram a base das manifestações do Maio de 68. Debord era filósofo e diretor de cinema, ligado à geração herdeira do surrealismo e do dadaísmo. Sua obra é marcada pela contestação social e política, influenciando diversos autores, dentre eles o pensador contemporâneo Jean Baudrillard. A sociedade do espetáculo é o seu livro mais conhecido.
3- O quê
A sociedade do espetáculo se constitui em uma crítica ferrenha do autor em relação a toda sociedade, em especial a capitalista, que permite com que as imagens – representações da realidade – levem os homens à total passividade, aceitando-as como verdade em detrimento de sua própria percepção sobre os fatos. Isso acabaria por fazer com que os indivíduos abdicassem da realidade, passando a aceitá-la apenas no plano de sua aparência. Segundo o autor, uma das conseqüências de tal fenômeno é a alienação social, pois os indivíduos deixam de experimentar a própria realidade, vivenciando-a cada vez menos.
4- Como
O assunto abordado em A sociedade dos espetáculos se divide em alguns aspectos:
- A contextualização da sociedade do espetáculo, que se faz, segundo o autor,