Maria Luísa
O pós-impressionismo foi formado por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura.
A maioria de seus artistas iniciou-se como impressionista, partindo daí para diversas tendências distintas. Chamavam-se genericamente pós-impressionistas os artistas que não mais representavam fielmente os preceitos originais do impressionismo, ainda que não tenham se afastado muito dele ou estejam agrupados formalmente em novos grupos.
Sentindo-se limitados e insatisfeitos pelo estilo impressionista, alguns jovens artistas queriam ir mais além, ultrapassar a Revolução de Manet. Aí se encontra a criação do novo movimento, que não buscava deixar os valores do grande mestre, e sim aprimorá-los.
Os artistas mais consagrados desta época foram:
Vicent Van Gogh, que é considerado um dos pioneiros na ligação das tendencias impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX.
Como características desse novo movimento, procuraram novos estilos, com novos conceitos e formas: Cézanne, geometriza as formas da natureza e aplica as cores limpas e simples, mas bem determinadas; Van Gogh, aplica as cores com textura espessa e espatulada para transmitir emoção, procura subjetividade e humanismo na obra; Gauguin, trabalha com as cores puras, fortes, sem claro/escuro, e as formas são bidimensionais, sem perspectiva.
Características e Tendências :
O rompimento com as linhas do impressionismo verifica-se pelo acento colocado na pesquisa científica da cor, que dá origem ao chamado pontilhismo. Aí, os trabalhos se orientam a partir de um método preciso: trata-se de dividir os tons em seus componentes fundamentais. As inúmeras manchas de cores que cobrem a tela são recompostas pelo olhar do observador e, com isso, recupera-se a unidade do tom, longe do uso não sistemático de cores.