trabalho de processo de enfermagem
CURSO DE ENFERMAGEM
EIXO: 4º EIXO
UP: HISTÓRIA E PROCESSO DO TRABALHO EM ENFERMAGEM
EDUCADOR(A):CLÁUDIA CRISTIANE FILGUEIRA MARTINS
TEORIA DE ENFERMAGEM DE FLORENCE NIGHTINGALE
EDUCANDOS:
ANNA PAULA CAMPOS
BEATRIZ LAGO
CAMILA TORRES
ELAINE DE FREITAS MORAIS PINTO
ERICA FIDÉLIS DOS SANTOS
MONA LIZA DIÓGENES
ZAIANA VITÓRIA
INTRODUÇÃO
TEORIA DE ENFERMAGEM DE FLORENCE NIGHTINGALE
Nascida em Florença, Itália, em 12 de maio de 1820, Florence Nightingale foi educada em padrões superiores aos das mulheres de sua época. Obtinham um expressivo conhecimento em ciências, matemática, literatura e artes, o que a fazia muito à frente de seu tempo.
Sempre interessada pela enfermagem, durante a guerra da Criméia (1854 -1856), integrou o corpo de enfermagem britânico como enfermeira-chefe do exército, em Scutari, Turquia.
Assim, participou da Guerra da Criméria e sua postura revolucionária perante os saldados feridos e a assistência prestada tornou-se um marco para a história da enfermagem e como reformadora do sistema de saúde.
Durante a guerra constatou que a falta de higiene e as doenças matavam grande numero de soldados hospitalizados por ferimentos. Assim desenvolveu um trabalho de assistência aos enfermos e de organização da infra-estrutura hospitalar que a tornou conhecida em toda a frente de batalha. Contribuiu fortemente para o campo da estatística, pois considerava a estatística essencial para entender qualquer problema social e procurou introduzir o estudo deste ramo da matemática para justificar suas conclusões.
Acreditava ter recebido um “Dom Divino” para ser enfermeira e dedicar sua vida em ajudar aos enfermos. Depois da guerra publicou Notes on Matters Affecting the Health,Efficiency and Hospital Administration of the British Army (1858) e fundou uma escola de enfermagem no Hospital de St. Thomas, em Londres, a primeira escola de enfermagem do mundo (1860). Escreveu 147 livros e panfletos