Fichamento Território Plural
1- Objeto de Pesquisa: Busca de outras maneiras de construir “histórias da educação”
2- Objetivos: Identificar as características que marcaram e ajudaram a configurar a história da educação. Analisar as pesquisas sobre as crianças, os jovens, a mulher, o livro e a leitura, entre tantos outros sujeitos para compreender os processos educativos do passado. Além do painel sobre o estudo da disciplina, o livro analisa os caminhos da pesquisa no campo da história da educação, discutindo a necessidade de se incluir novas fontes. Para finalizar, o livro se propõe a apresentar sugestões de como construir um projeto de pesquisa em história da educação.
3- Metodologia: as autoras utilizaram textos escritos por outros autores, como também textos de autoria própria.
4- Fontes: Autores.
5- Principais conceitos utilizados pelo autor:
“A infância não é simplesmente uma fase biológica, mas uma construção histórica e cultural – e, portanto, cívica e jurídica. Assim, o olhar que temos hoje sobre a infância é diverso daquele que os gregos ou a sociedade colonial brasileira tinham.” (p. 55)
“A fonte é a necessária e indispensável matéria-prima do historiador, para que ele possa reconstruir o passado” (p. 65)
“O passado nunca será plenamente conhecido e compreendido. No limite, podemos apenas entender seus fragmentos, suas incertezas.” (p. 65)
6- Principais conclusões do autor:
“Quem quer fazer história da educação deve conhecer bem as teorias e metodologias da história e a prática dos arquivos, de modo que possa realizar a 'operação historiográfica' […] É preciso também ter familiaridade com o objeto que será investigado [...]” (p. 27)
“A história da educação tem incorporado categorias teorizadas em outras áreas das ciências humanas, consideradas imprescindíveis para compreender o passado dos