Fichamento Psicologia
Aluno: Gustavo André Oliveira Dias
Disciplina: Psicologia
1. Título e Referência:
O Alienista, de Machado de Assis
Fonte:
ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro : Nova Aguilar 1994. v. II.
Texto proveniente de:
A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro
A Escola do Futuro da Universidade de São Paulo
Permitido o uso apenas para fins educacionais.
2. Principais aspectos do Texto:
a) Resumo
Este, conto de Machado de Assis, conta uma história de Simão Bacamarte um médico-psiquiatra que após conquistar respeito em sua carreira pela Europa volta para sua terra natal emonta sua clínica em Itaguaí, uma cidade pequena no interior do Rio de Janeiro.
Dr. Bacamarte escolheu Itaguaí pelo motivo, focar seus estudos no estudo da loucura. Mas o que é loucura? Este é o tema central do livro. Depois de fundar a chamada “Casa Verde”, Simão vai recolhendo os “loucos” da cidade, com sua primeira teoria, mais “convencional” do que é loucura. Recolhe neuróticos, paranoicos, obsessivo-compulsivos, maníaco-depressivos e outros nomes. Porém o alienista revê sua teoria sobre o que é loucura. Afinal, não somos todos um pouco loucos?
Depois de um tempo, Bacamarte começa a recolher as pessoas para a Casa Verde por qualquer motivo. Qualquer defeito, qualquer falta de virtude era motivo para julgar maluco. Uma pessoa egoísta, por exemplo, já era considerada “louca”, pois não tinha o “perfeito equilíbrio das faculdades mentais”. As pessoas de Itaguaí então começam a questionar: as pessoas estavam mesmo loucas? Ou louco, mesmo, é o próprio alienista?
Então por conta disso é gerada uma revolta em Itaguaí, tendo como líder o barbeiro Porfirio, que quer o fim da casa verde.
Após discursões, o futuro da Casa Verde não tem um destino certo. Sendo tão difícil chegar a uma conclusão pelo motivo que a casa verde é um bem provado sem dinheiro publico envolvido. Mesmo gesto honroso de querer ajudar, diversas pessoas, junto do barbeiro Porfírio, continua